Google provoca Apple sobre IA: "está chegando faz um ano"
8/6/20251 min read


Numa jogada ousada, o Google lançou na web um comercial instigante em tom de provocação que mira diretamente a Apple e os atrasos na entrega de funcionalidades de inteligência artificial prometidas na Siri como parte da plataforma Apple Intelligence.
Veiculado em 4 de agosto nas redes sociais da empresa o vídeo de 30 segundos adota uma narrativa provocadora:
“Se você compra um novo celular por causa de um recurso que vem ‘em breve’, mas não chega após um ano completo, você pode mudar sua definição de ‘em breve’. Ou pode mudar seu celular.”
Ao som de “The Next Episode”, na voz de Dr. Dre e Snoop Dogg, a criação sugere que consumidores cansados da promessa não cumprida pela Apple considerem migrar para o Pixel 10, com lançamento global marcado para 20 de agosto de 2025
A Apple apresentou o Apple Intelligence durante a WWDC de junho de 2024 como uma reformulação da Siri, com funcionalidades mais personalizadas e baseadas em IA. Embora alguns recursos tenham sido incluídos no iOS 18, os principais destaques como a Siri completamente atualizada ainda não foram lançados, quase um ano após o anúncio.
Segundo o repórter Mark Gurman, da Bloomberg, em reunião interna da Apple, Craig Federighi, VP de engenharia de software, atribuiu o atraso à complexidade técnica de implementar uma arquitetura híbrida, prometendo agora entregar uma atualização ainda maior do que inicialmente planejado. Em junho, Federighi admitiu publicamente que “leva mais tempo do que pensávamos” lançar essas funcionalidades.
Ao final do comercial, o slogan é claro: “Ask more of your phone”, reforçando a mensagem de que o Pixel 10 entrega tecnologias de IA concretas, prontas para uso real, veja o vídeo abaixo.
