Profissões que irão desaparecer até 2030

Profissões que podem desaparecer até 2030. Será que a sua está entre elas? Com o avanço da tecnologia, novas formas de trabalho estão surgindo e, infelizmente, algumas profissões vão se tornar obsoletas. Descubra quais são essas profissões e como a tecnologia está mudando o mercado de trabalho.

Victor Rodrigues

1/15/20254 min read

De acordo com a consultoria McKinsey, até 2030, quase um terço dos empregos em todo o mundo poderão ser automatizados.

Essa pesquisa coincide com outro estudo realizado pela Universidade de Oxford, que diz que 47% dos atuais empregos podem ser substituídos por máquinas.

O 5G, o avanço da automação, a inteligência artificial, os carros autônomos e as novas formas de comunicação estão mudando radicalmente a maneira como trabalhamos. Desde os primórdios da humanidade, novas tecnologias são implementadas para otimizar processos, reduzir custos e aumentar a produtividade, nos dias atuais esta modernização tem avançado cada vez mais rápido. Com isso, algumas funções que antes eram realizadas por seres humanos estão sendo substituídas por máquinas ou sistemas.

1. Operadores de elevador

Primeiramente, temos os operadores de elevador. Antigamente, eles eram essenciais em prédios comerciais e shoppings, mas hoje, com os elevadores mais modernos e os sistemas automáticos que funcionam com paineis digitais, essa função está cada vez mais rara.

2. Atendentes em Geral

Atendentes em geral, como atendentes de balcão ou caixa, também correm o risco de desaparecer. Com a crescente dos terminais de auto-atendimento, caixas automáticos em supermercados e lanchonetes e sistemas de pedidos online, muitas dessas funções estão sendo substituídas por máquinas. Já foram inventados até atendentes que trabalham remotamente, atendendo online, com isso o empregador diminui o custo com deslocamento, uniformes e afins.

3. Projecionistas de Cinema

A profissão de projecionista de cinema é outra que está em extinção. Esses trabalhadores são responsáveis por manusear os rolos de filmes e cuidar da sala de projeção. Hoje em dia a maioria dos cinemas usa projeções digitais, que podem ser operadas remotamente com hora marcada de início e fim.

4. Agentes de Viagem

Com a popularização dos sites de reservas online como Booking e Skyscanner, o papel dos agentes de viagem está diminuindo. As pessoas agora conseguem planejar suas viagens e comprar passagens diretamente pela internet, sem a necessidade de um intermediário. Inteligências artificiais como o chat gpt já conseguem através de um comando criar roteiros completos de viagem com sugestões de voos, hoteis e passeios.

5. Operadores de Central Telefônica

Profissões como operadores de central telefônica, o famoso call center, também estão sendo substituídas por sistemas automatizados de atendimento. Ferramentas como IVR (resposta interativa por voz) e chatbots fazem esse trabalho de forma mais eficiente e cada vez mais humanizado, os chatsbots por whatsapp podem resolver problemas simples como emitir uma segunda via de conta ou atualizar um cadastro.

6. Desenvolvedores de Filmes

Os desenvolvedores de filmes, especialmente aqueles que lidam com a parte técnica da filmagem, estão sendo impactados por tecnologias como a inteligência artificial, que conseguem fazer uma parte da edição e efeitos especiais automaticamente. A inteligência artificial dificilmente vai conseguir criar um roteiro de filme extraordinário como os de Quentin Tarantino ou Spielberg, mas toda a parte de edição, efeitos especiais e tratamento de imagem já podem ser totalmente automatizadas.

7. Professor de Língua Estrangeira

Com a multiplicação de aplicativos de ensino de idiomas como o Duolingo, e o Babbel, o mercado do professor de língua estrangeira pode ser reduzido, principalmente para os iniciantes. Já existem professores virtuais baseados em inteligência artificial e a inteligência artificial já consegue corrigir falas com gramática incorreta e sugerir expressões mais adequadas para determinados idiomas.

8. Motorista

Os motoristas de carros de aplicativo, táxis e caminhões também estão em risco de extinção com a chegada dos carros e caminhões autônomos. As grandes empresas de tecnologia já estão testando os carros autônomos nas ruas, e isso vai impactar drasticamente essa profissão. Já existem carros deste tipo em teste em cidades como São Francisco e Los Angeles nos Estados Unidos, empresas como a Budweiser já testam entregas com caminhões autônomos também nos Estados Unidos.

9. Garçom

O trabalho de garçom também está ameaçado. Em alguns lugares, os clientes podem fazer pedidos através de tablets e até mesmo pagar pela conta em dispositivos móveis, o que já reduziu a necessidade de garçom em certos tipos de estabelecimentos. Sem falar que já existem robôs neste ramo em teste no japão e nos estados unidos.

10. Carteiro

Por fim, a profissão de carteiro também está sendo afetada. A digitalização dos serviços de correspondência em forma de e-mail já diminuiu muito a demanda dos carteiros, as entregas de mercadorias dos grandes varejistas estão sendo feitas por profissionais terceirizados por elas e até eles já estão ameaçados porque já estão em teste sistemas de entrega via drone em centros urbanos.

Estas são algumas das profissões que podem desaparecer até 2030. Mas, é sempre importante lembrar que a tecnologia não precisa ser vista como ameaça, mas sim como uma evolução e a criação de um novo mercado. Novas profissões e formas de trabalho estão surgindo o tempo todo, e cabe a adaptação e o estudo das novas habilidades que o futuro vai exigir. Então, se você está pensando no seu futuro profissional, fique de olho nas tendências e se prepare para as novas oportunidades que surgirão!