Relógio do Google detecta perda de pulso e liga para a emergência
8/25/20251 min read


Em um movimento que mistura inteligência artificial, sensores avançados e preocupação com a vida humana, o Google acaba de dar um passo audacioso no presente: a funcionalidade Loss of Pulse Detection (Detecção de Perda de Pulso) recebeu autorização da FDA, a agência reguladora dos Estados Unidos, e começa a ser implantada gradualmente no Pixel Watch 3 por lá.
Essa ferramenta inédita tem o poder de detectar quando o pulso do usuário desaparece, seja por uma parada cardíaca, falência respiratória ou outros eventos críticos, e caso não haja resposta do usuário, aciona automaticamente os serviços de emergência.
Usando sensores ópticos, LEDs infravermelhos e vermelhos, além de um acelerômetro, o dispositivo monta um algoritmo de múltiplas camadas com apoio de IA para confirmar se houve realmente perda de pulso. Se for o caso, dispara uma sequência de alertas: primeiro vibração e notificação visual, depois alerta sonoro, e só aí, se não houver reação, vem a ligação automática para os serviços de emergência com mensagem de voz automática e localização do usuário.
Essa série de etapas não é só paranoia foi testada e refinada para reduzir falsos alarmes. Dados clínicos reais e simulações com voluntários, inclusive com torniquetes simulando a ausência de pulso em ambiente controlado, garantiram precisão e confiabilidade.
O desenvolvimento dessa funcionalidade envolveu especialistas em eletrofisiologia, experimentos em laboratório e estudos com centenas de milhares de horas de dados reais de usuários, para garantir tanto sensibilidade quanto segurança. Espero que você nunca precise mas se um dia precisar veja o vídeo abaixo de como funciona.
